Skip links

Saiba quais sãos os produtos de padaria mais vendidos no Brasil

Quando o assunto é estabelecer quais produtos de padaria utilizar em seu negócio, o planejamento se torna um procedimento indispensável. Diferentemente do que algumas pessoas ainda possam imaginar, o bom gosto, sem uma estratégia eficiente, pode não ser o suficiente para atender as demandas dos consumidores.

Sendo a demanda um pilar para qualquer mercado se manter vivo, é vital pesquisar sobre o segmento de panificação, conhecer mais sobre o cliente ideal e buscar mecanismos para reconhecer a sua necessidade. Dessa forma, fica mais fácil encontrar brechas que podem ser melhor exploradas por sua marca, atraindo assim a atenção de novos clientes.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas dos produtos de padaria mais vendidos no país. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Quais os produtos de padaria não podem faltar?

Independentemente do seu ramo de atuação, pesquisar o mercado e estabelecer estratégias de atuação é um cuidado indispensável. Sendo assim, para decidir-se sobre o mix de produtos do seu estabelecimento, é necessário cercar-se dos mesmos cuidados, afinal, uma pesquisa criteriosa pode trazer dados interessantes e orientar a escolha dos principais produtos.

Com essa pesquisa, o objetivo é identificar o perfil dos clientes em potencial, de modo que você possa entender quais os produtos são indispensáveis para o seu público. Para tanto, uma boa dica é pesquisar o que fazem os concorrentes que já estão consolidados neste mercado. Essa é uma ótima fonte de informação para entender o comportamento dos consumidores.

Para ajudá-lo e orientá-lo sobre os itens mais vendidos nas padarias do país, trouxemos uma lista com dicas e sugestões pouco comuns, mas ainda assim, incríveis. Confira:

Pães gourmet

Além do tradicional pãozinho francês, muitas padarias estão investindo cada vez mais em uma linha de produtos que está em voga: trata-se dos pães artesanais e demais itens “gourmet”. Isso se explica, principalmente, porque o consumidor atual está mais interessado em uma boa experiência gastronômica, até mesmo quando o assunto são as padarias.

Não tão raro, as pessoas querem entender melhor sobre de onde vem os alimentos que colocam à mesa, procedência dos insumos utilizados na fabricação de tais itens e muito mais. Por isso, a padaria que se adequa a tais novos hábitos pode se manter à frente da concorrência e até mesmo se destacar no mercado.

Por isso, é sempre interessante contar com uma lista mais variada de produtos, dando total ênfase às novas experiências na panificação. Vale reforçar, porém, que os clássicos sempre terão o seu lugar guardado na preferência dos consumidores. Sendo assim, vale a pena mantê-los à disposição.

Alimentos democráticos

Uma cozinha democrática é, sem dúvida, aquela que atende aos mais diversos gostos e preferências, sejam elas por questões pessoais ou, ainda, recomendações médicas. Nesse sentido é que muitas padarias estão apostando em alimentos sem glúten, lactose e diet. Essa diversificação, que está naturalmente presente nos demais setores alimentícios, é também presente nas padarias.

De modo geral, apostar em um grupo de alimentos mais “restritivos” é uma boa oportunidade de atender um público que não faz parte da sua rede de clientes. Assim, atender a uma demanda por itens de padaria sem glúten e lactose ou com menos açúcares, por exemplo, é um braço que pode ser muito bem explorado pelo seu estabelecimento.

Uma boa dica, neste caso, é apostar na diversificação de receitas diferentes, mas sem comprometer o sabor e a qualidade dos alimentos que já são tradicionalmente fabricados em sua padaria. Consequentemente, as pessoas terão prazer e se sentirão atraídas a comprar frequentemente em sua loja.

Doces e confeitados

Outro grupo de produtos de padaria que são indispensáveis para qualquer empreendimento do ramo são as confeitarias e docerias gourmet. Não é para menos, afinal, quem é que nunca se perdeu entre as delícias que o doce proporciona? Inclusive, as duas áreas estão sempre em harmonia, desde os primórdios.

Pensar neste setor como uma oportunidade para atrair novos públicos, ainda que o seu estabelecimento esteja direcionado a fornecer pães, é vital abraçar esse tipo de produto em sua padaria, especialmente porque as pessoas podem sentir falta, além de correr o risco de perder clientes por não disponibilizar esse tipo de produto em suas prateleiras.

Sorvetes e gelatos

Em épocas de altas temperaturas, muitas pessoas preferem comprar sorvetes para se refrescarem. Por que não aproveitar essa situação para agregar ainda mais valor aos serviços que você oferece em seu estabelecimento? Pode ser muito frustrante para as pessoas sequer ter essa opção. 

Assim, disponibilizar para o seu público alguns sorvetes e gelatos também traz uma oportunidade de fazer sucesso com a clientela. Outro ponto positivo é que ao entrar na padaria em busca de se refrescar, as pessoas também podem aproveitar para levar pães para casa ou vice e versa.

Lanches rápidos

Outra categoria de produtos mais vendidos em padarias no Brasil todo são os lanches rápidos. Especialmente em razão da rotina acelerada das pessoas, é muito comum o interesse por lanches mais rápidos, até mesmo pela praticidade de já sair comendo. Nessa categoria, destacam-se os mais variados tipos de salgados e sanduíches.

No entanto, há também uma infinidade de produtos secundários que podem muito bem serem explorados pelo seu negócio. Dentre os mais comuns, estão as geleiras, manteigas, cafés, bebidas em geral e até mesmo doces caseiros. Porém, é interessante considerar se vale a pena, financeiramente, despender recursos para criar os lanches rápidos, uma vez que pode comprometer a produtividade da equipe, dependendo da sua estrutura.

Considerações finais

Como vimos, há inúmeros produtos de padaria que podem ser utilizados em seu negócio, tendo em vista que já estão consolidados no mercado e há uma excelente saída. No entanto, cabe ressaltar que o mais importante, na hora de estabelecer os itens para venda é analisar o perfil do seu empreendimento. Afinal, tudo dependerá do hábito e até mesmo da cultura presente em cada região.

Nesse contexto, é interessante realizar testes, buscar alternativas junto aos consumidores, a fim de entender sua demanda e necessidade. Outra sugestão viável pode ser disponibilizar um meio para que os próprios clientes possam trazer sugestões para a sua loja, como enquetes nas redes sociais. Estando o cliente no topo de prioridades de qualquer negócio, dar voz para que possam dizer o que sentem falta na padaria é um cuidado essencial.E então, leitor. O que achou deste conteúdo? Se gostou das dicas e informações que trouxemos neste texto, você também poderá se interessar por nossos outros materiais, Por isso, sugerimos a leitura do nosso guia completo para conseguir novos clientes.

Comentários
Compartilhe