Skip links

5 cuidados para definir nomes de padaria

Ao delinearmos uma empresa de panificação, seja ela de qual porte for, uma das primeiras questões levantadas passa diretamente sobre a definição dos nomes de padaria. Essa decisão, inclusive, é muito importante para o sucesso do futuro do negócio, até porque é pelo nome que as empresas serão conhecidas — e isso gera uma grande responsabilidade.

Além de tornar uma padaria conhecida e, consequentemente, lembrada, o nome pode levantar pontos tanto positivos quanto negativos, especialmente se for eleito por um processo pouco criterioso. Sendo assim, ele deve transmitir ao consumidor uma mensagem sobre os valores da marca, além de evidenciar os produtos ofertados.

Mas, afinal, como fazer isso de maneira assertiva? Para ajudá-lo a eleger o melhor nome para a sua padaria, trouxemos neste post 7 dicas incríveis. Confira!

1. Seja claro e objetivo

Antes de mais nada, o nome escolhido para sua padaria deve ser claro e objetivo. Em outras palavras, ele precisa transmitir ao público uma ideia do que realmente trata o negócio.

Pensando, por exemplo, em um negócio voltado para o marketing, é natural utilizar termos como “digital”, “engajamento” ou “vendas”, pois sugere do que se trata a empresa — não sendo uma escolha adequada, portanto, para se referir a um negócio de alimentação.

Outro ponto importante é que o nome escolhido também deve ser objetivo. Isto é, o consumidor, ao se deparar com ele pela primeira vez, deve ter em mente do que ele se trata, mesmo que não conheça a marca.

Por fim, o nome também precisa ser descritivo, mas não há necessidade de que ele seja amplamente literal. Antes, ele deve captar a essência do negócio e ser capaz de transmitir a mensagem da marca, bem como os seus benefícios, metas, etc.

2. Escolha termos curtos

Embora o cérebro humano tenha uma capacidade “ilimitada” no que se refere ao armazenamento de informações, há, no geral, uma tendência natural de que as pessoas, com o passar do tempo, percam a habilidade de guardar informações, como memorizar nomes de pessoas e empresas.

Sabendo disso, é muito importante que ao definir nomes de padaria, sejam analisadas as opções que facilitem o processo de memorização por parte dos consumidores. Nesse contexto, escolher nomes mais curtos é uma excelente escolha. Afinal, termos muitos extensos são mais difíceis de serem lembrados.

3. Invente nomes fáceis de soletrar

Mais um cuidado importante ao eleger nomes de padaria é ter cuidado para não criar variações de palavras comuns, utilizando letras diferentes. Em primeiro lugar, essa estratégia pode confundir muito as pessoas, além de provocar maior dificuldade na hora de soletrar o nome. Logo, o seu estabelecimento será mais difícil de ser encontrado.

Além disso, é sempre importante ressaltar que nomes simples também são mais fáceis de serem memorizados. Assim, consequentemente a sua padaria poderá se destacar no mercado, o que é especialmente importante em um momento no qual o segmento se encontra cada vez mais disputado.

4. Escolha nomes únicos e seja criativo

Ao estabelecer uma padaria de sucesso, evidentemente as empresas passarão a disputar com outras marcas do setor de panificação um lugar de destaque. Assim, para se tornar memorável ao consumidor, sendo lembrado pelas pessoas sempre que elas forem comprar produtos panificados, é necessário chamar a atenção do público.

Mas, como ter sucesso nessa empreitada? Antes de mais nada, é importante estabelecer um nome forte, exclusivo e criativo. Isso, pois, juntas, tais características reforçam a identidade da padaria. Portanto, vale a pena pesquisar bastante antes de definir o melhor nome para o seu negócio e, é claro, deixar a criatividade fluir.

5. Cuidado com termos da moda

Seguir algo que está em voga é um cuidado interessante, que muitas marcas têm na hora de lançar promoções ou criar ações para tornar o seu negócio reconhecido entre clientes em potencial. No entanto, mesmo na hora de seguir algumas tendências do mercado, sobretudo quando se trata da escolha do nome para um negócio, é preciso ter cuidado.

Isso porque, investir em termos que estão na moda ou remete uma tendência muito forte, pode muitas vezes gerar um efeito negativo a longo prazo. A razão para isso é muito simples. Imagine que sua padaria superou os primeiros anos de maior dificuldade e se estabeleceu no mercado, consolidando-se entre uma das principais escolhas dos clientes.

No futuro do seu negócio, será mesmo que o nome escolhido continuará fazendo sentido daqui a dez anos, por exemplo? Se a sua intenção é gerar engajamento com o público mais modernista, tome cuidado com exageros. Afinal, você não quer utilizar uma linguagem que possa perder totalmente o sentido, além de correr o risco de estar associado a algo negativo. Certo?

Considerações finais

Eleger nomes de padaria, embora seja uma tarefa extremamente importante, pode levar muitos empreendedores a terem dúvidas, fazerem escolhas ruins e até mesmo comprometer o sucesso do seu estabelecimento antes mesmo de começar. Por isso, é muito importante atentar-se para os cuidados que listamos acima.

Além disso, é também necessário levar em conta a identidade visual do seu negócio, o tipo de materiais utilizados, a maneira como a padaria foi planejada, dentre outros fatores. Isso porque todos esses elementos podem interferir diretamente sobre a escolha do nome ideal. Portanto, leve o tempo que precisar para tomar uma decisão acertada. Seja cauteloso.

Agora que você já sabe como o nome pode influenciar positiva (ou negativamente) no sucesso da sua padaria, o que acha de contar com um fornecedor de farinha de trigo para tornar seu negócio mais competitivo? Faça uma cotação com a gente agora mesmo! Siga nosso Instagram.

Comentários
Compartilhe