Skip links

Conheça 4 tipos das melhores farinhas de trigo para pão e veja como escolher a sua

Uma das dúvidas mais comuns para empreendedores do setor de panificação é descobrir quais são as melhores farinhas de trigo para pão. Isso porque há, no mercado atual, diferentes tipos e marcas de farinhas — sendo que cada uma delas apresenta características distintas e, consequentemente, aplicações variadas.

Isso significa que há um tipo diferente de farinha de trigo para a produção de pães, bolos, biscoitos, salgados, etc. Para não ficar sempre em dúvida sobre o tipo de produto comprar, desenvolvemos um pequeno guia para apresentá-los os diferentes tipos de farinha de trigo disponíveis no mercado.

Veja como escolher as melhores farinhas de trigo para pão para o seu negócio!

  1. Farinha de trigo branca

A farinha de trigo branca é um dos tipos mais comuns desse tipo de alimento. Obtida através de um processo de moagem de grãos de trigo, para obter a farinha do tipo branca, utiliza-se apenas o endosperma da planta, camada que está localizada em uma região intermediária do trigo e é rica em proteínas.

Suas características técnicas consistem em uma maior concentração de glúten, substância que permite que os pães fiquem macios, além de garantir um sabor mais “neutro”. A farinha contém também carboidratos simples e pouca concentração de fibra, já que, durante o seu refinamento, exclui-se dos grãos as partes que contém esse e outros nutrientes.

Via de regra, a farinha de trigo branca pode ser classificada como tipo 1 e tipo 2. No primeiro caso, o teor máximo de cinzas é de 0,8%, contra 1,4% do segundo tipo. Já em relação à concentração de proteínas, o tipo 1 deve conter no mínimo 7,5%, contra 8% do tipo 2.

  1. Farinha de trigo integral

Diferentemente da farinha de trigo branca, a farinha integral é um alimento mais rico do ponto de vista de valores nutricionais. Isso porque o alimento contém bastante fibras e nutrientes essenciais ao organismo humano. Embora pouco comum, ela também pode ser utilizada para fabricação de pães integrais e outros tipos de bolos e biscoitos.

Assim como a farinha de trigo branca convencional, esse tipo de farinha pode ser obtido através de um processo de moagem. O detalhe é que, neste caso, utiliza-se todas as partes do grão, incluindo o farelo, endosperma e gérmen. Juntos, eles são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e gorduras, respectivamente.

Tendo em vista seu processo de fabricação, aproveita-se todos os nutrientes que normalmente são descartados no refinamento da farinha de trigo, o que explica porque esse tipo de produto tem uma tabela nutricional tão mais rica. Apesar de suas diferenças, ambas apresentam excelentes receitas para pães.

Cabe destacar que na farinha de trigo integral, o teor máximo de cinzas é de 2,5%, enquanto seu teor mínimo de proteína inicia-se a partir de 8%.

  1. Farinha de centeio

Quando o assunto é a panificação, a farinha de centeio trata-se de um insumo clássico. Ainda hoje, muitos profissionais da área a consideram a melhor farinha para produção de pães. Em geral, isso ocorre, pois, o centeio possui um sabor característico que o difere dos demais grãos, além, é claro, de também ser rico em nutrientes essenciais.

A diferença básica entre a farinha branca comum e o centeio é que, neste segmento, há menor concentração de glúten. Ademais, o processo de fabricação de pães exige cuidados especiais, uma vez que a fermentação natural do próprio centeio ajuda a manter um pão maior, com melhor consistência e mais saboroso.

Do ponto de vista da saúde alimentar, há de se destacar que os pães fabricados a partir do centeio oferecem maiores benefícios para os consumidores. Isso porque o produto contém menos açúcares, além de propriedades que ajudam a controlar os níveis de colesterol e combater doenças do sistema cardiovascular.

  1. Mistura pronta para pães

A mistura pronta para pães nada mais é do que um produto desenvolvido especialmente para facilitar a rotina de produção de pães, biscoitos, bolos e demais produtos de uma panificadora. Em resumo, ela é uma base pronta que se constitui pelos ingredientes utilizados na fabricação de tais itens, ou seja, além da farinha de trigo, pode ser encontrada na mistura açúcar, sal e fermento.

Apesar de não ser uma farinha propriamente dita, já que as misturas prontas são, como o próprio nome sugere, uma junção de ingredientes, esse tipo de insumo não poderia ficar de fora da nossa lista, afinal, é indispensável para qualquer panificadora. Afinal, facilita a rotina dos profissionais da área, e torna o custo de produção menos elevado.

Sendo uma mistura pré-pronta, para produzir os pães, por exemplo, basta adicionar à receita os ovos, leite ou água, em proporções recomendadas. Assim, torna muito mais prática a fabricação desses itens, evitando também o desperdício, já que possui a medida certa de cada insumo.

Outra vantagem das misturas prontas passa diretamente pela disponibilidade de diferentes tipos de pães, sendo as mais comuns as misturas para o pão francês, pão de forma, pão de leite, pão de milho e pão de batata. Além disso, pode-se encontrar no mercado, misturas prontas para pão de queijo, brioche e ciabatta.

Considerações finais

Como vimos, há no mercado diversos tipos de farinhas, das quais cada tipo de aplicação também pode ser variável, de acordo com o tipo de produto e resultado que se espera chegar. Sendo assim, como descobrir as melhores farinhas de trigo para pão na sua padaria

Via de regra, o primeiro passo é realizar testes em pequenas amostras, a fim de não comprometer toda a produção. Com isso, pode-se chegar mais facilmente ao resultado perfeito, aliando sempre o custo produtivo e a qualidade dos produtos fabricados. Assim, otimiza-se as vendas, bem como gera maior identificação e fidelização do seu público-alvo.

E então, o que achou deste conteúdo? Já usava algum dos tipos de farinhas que são indicados neste texto? Se deseja testar novas alternativas para suas receitas e, assim, agradar ainda mais seus clientes, entre em contato conosco e solicite uma amostra da Farinha Arapongas para o seu negócio!

Comentários
Compartilhe