Skip links

Ideias para padaria: descubra como reduzir custos e ter um negócio lucrativo

Neste post trouxemos 6 ideias para padaria economizar sem comprometer a qualidade do produto final. Boa leitura! Com um faturamento superior a R$ 105 bilhões em 2021, a indústria de panificação vem crescendo nos últimos anos, apesar da crise financeira estabelecida pela covid-19 no país. Prova disso é que as mais de 70 mil padarias e confeitarias espalhadas pelo território nacional geraram um crescimento de 15,3% — em relação ao mesmo período de 2020.

Na contramão da recessão econômica, o setor tem mostrado a sua força. Porém, isso não significa que tornar esse tipo de empreendimento bem-sucedido seja uma tarefa fácil. Pelo contrário, os gestores devem apresentar extrema habilidade, sobretudo no que concerne a redução de custos e aumento da lucratividade no negócio.

Portanto, se você é dono de uma padaria e está em dúvidas sobre como enxugar os gastos da sua empresa, veio ao lugar certo. 

  1. Faça uma gestão financeira eficiente

O primeiro passo para reduzir custos e ainda assim construir um negócio de panificação lucrativo é investir em uma gestão financeira eficiente. Para tanto, comece analisando o seu fluxo de caixa, pois assim será possível entender como o dinheiro está sendo gasto, por exemplo. Consequentemente, fica mais fácil identificar a saída de renda da sua padaria.

A partir desse diagnóstico, portanto, pode-se tomar decisões financeiras mais inteligentes, bem como aplicar o corte de despesas em áreas que não comprometeram o resultado do negócio. Além disso, será mais fácil também vender os produtos, gerando caixa, sem ter que antecipar fundos para quitar despesas com fornecedores, etc.

  1. Invista em controle de estoque

Após estruturar a saúde financeira da sua empresa, o próximo passo é organizar o estoque da padaria. Isso porque a produção deste tipo de estabelecimento passa diretamente pela manipulação de inúmeros insumos, negociação de mercadorias, recebimento e estocagem de tais itens.

Desconsiderando as etapas de exposição e venda dos produtos, fatalmente o controle do estoque é um processo vital para uma panificadora, até porque trata-se de produtos perecíveis, em sua grande maioria. Nesse sentido, o estoque se torna um fundo de reservas de dinheiro que, se não organizado corretamente, pode gerar desperdício e gastos extras.

Nesse sentido, vale a pena investir em sistemas de controle de estoque, a fim de ter em mãos com maior facilidade dados importantes, como a data de validade de cada produto. Com isso, otimiza-se a utilização dos insumos na produção dos itens da padaria, além de gerar maior fluxo de entrada de matérias-primas.

  1. Evite desperdícios

Como vimos anteriormente, saber o que está guardado no estoque, bem como ter habilidades para acondicionar os alimentos corretamente, é muito importante para evitar desperdícios, já que se tem, dessa forma, melhor controle sobre prazos de validades, etc.

Porém, tão importante quanto controlar o estoque é se planejar para novos pedidos, a fim de evitar que sejam comprados itens sem necessidade, deixando o seu “capital de giro” congelado por muito tempo. 

Outra dica importante é apostar em alternativas criativas para reaproveitar ingredientes que, eventualmente, seriam descartados. Ademais, promova a conscientização dos colaboradores, especialmente no que diz respeito ao desperdício de água e energia — promovendo inclusive uma mudança cultural, se necessário.

  1. Invista em equipamentos modernos

Em linhas gerais, a lista de equipamentos de uma padaria está diretamente relacionada à chave do sucesso ou fracasso desse modelo de negócios. Isso porque de nada adianta contar com os melhores profissionais e insumos, caso os equipamentos utilizados sejam obsoletos.

Imagine, por exemplo, o uso de um forno muito antigo. Por conta da vida útil comprometida do equipamento, fatalmente os pães serão assados de modo irregular. Além disso, o maquinário antigo pode até mesmo elevar o custo com energia elétrica em até 60%, se comparado a um forno moderno.

Por outro lado, ao utilizar equipamentos de ponta, evita-se que os pães sejam produzidos de maneira desigual, uma vez que as tecnologias mais recentes contam com reguladores de temperatura, possibilitando a fabricação de pães mais saborosos e uniformes. Logo, equipamentos ultrapassados comprometem não somente a qualidade dos alimentos, mas, também, aumentam os custos fixos e variáveis.

  1. Negocie com novos fornecedores

Por fim, realize pesquisas de mercado a fim de encontrar marcas com a melhor qualidade, aliada a preços competitivos. Nessa busca, é possível testar novas marcas e, assim, firmar parcerias comercialmente mais interessantes para o seu negócio.

Nesse contexto, vale a pena revisar os acordos comerciais com fornecedores, a fim de verificar se os preços acordados continuam interessantes para o seu negócio. Vale lembrar que no decorrer do tempo as negociações podem ter seus valores alterados. Portanto, não há nenhum problema em romper uma parceria, caso esta não se mantenha vantajosa.

  1. Aproveite a divulgação digital gratuita 

Caso você não possa investir em marketing nesse momento, aproveite os canais gratuitos para atrair clientes para sua padaria. Incentive as avaliações de clientes no Google, faça repost de story de clientes e incentive as menções. Inclusive, você pode aproveitar diversos materiais de divulgação gratuitos para começar, como esses posts grátis para padarias, panificadoras ou confeitarias. 

Pronto. Agora você já está por dentro de algumas das principais ideias para padaria reduzir suas despesas, sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Portanto, basta seguir essas regras — e estabelecer um planejamento eficiente para o seu negócio aumentar a sua lucratividade.

Se achou este post útil e deseja receber novas notícias e informações deste setor, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe de perto todas as novidades que compartilhamos por aqui. Estamos no YouTube, Facebook e Instagram.

Comentários
Compartilhe