O pão francês é um item que não pode faltar na mesa dos brasileiros, tendo sido o carro chefe de muitas panificadoras por muito tempo. Entretanto, com o passar dos anos, muita coisa mudou e, hoje em dia, ele não é mais um produto exclusivo das padarias. Sabendo disso, buscar por ideias inovadoras para padarias é essencial para sua marca como um negócio.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que, ao preparar o café da tarde, percebe que o seu salgado preferido acabou. Obviamente, o estabelecimento mais próximo é aquele onde o cliente irá procurar. Porém, se ela apenas vende pães, essa é uma demanda que não poderá ser absorvida. Assim, é vital inovar, a fim de atender as necessidades das pessoas.
Por isso mesmo, ao estabelecer um negócio no mercado alimentício, deve-se analisar bem o perfil do consumidor, suas preferências e necessidades para que o seu empreendimento possa se desenvolver de forma saudável e destacar-se dos demais. Para ajudá-lo nesta jornada, elencamos abaixo ideias inovadoras para padarias. Boa leitura!
1. Mantenha as suas prateleiras renovadas
Depois de reconhecer os anseios do seu público, torna-se mais simples identificar o que eles têm necessidade em uma padaria. Dessa forma, renovar as prateleiras com diferentes itens em oferta pode ser uma solução simples, mas efetiva.
Vale lembrar que os clientes dependem de um espaço que vai além do comércio de pães e leite. Assim, apostar em um espaço tipo “conveniência” pode atrair novas pessoas, já que supre diferentes exigências de uma casa. Aliás, essa é uma ideia que pode, inclusive, fazer com que seu estabelecimento seja escolhido em detrimento de um supermercado.
2. Diferencie a sua marca da concorrência
A facilidade pode, de fato, atrair novas pessoas interessadas para a sua padaria. Contudo, uma boa experiência e, sobretudo, a exclusividade, também ajuda a atrair consumidores. Assim, embora o pão seja o elemento principal desse tipo de empreendimento, é muito importante inovar em relação a tal fator.
Não tão raro, o diferencial de uma padaria passa diretamente pelo foco em produtos que são fabricados internamente, como itens artesanais ou linhas de produtos saudáveis. Ocasionalmente, isso pode chamar a atenção para quem busca alimentos pouco industrializados.
Logo, disponibilizar opções para dietas equilibradas é uma forma de se diferenciar da concorrência, afinal, são poucas as padarias que trabalham com receitas caseiras ou dispõem de uma maior variedade de produtos que saem diariamente do seu forno.
3. Não se atenha apenas ao café da manhã
Com a correria do dia a dia, naturalmente as pessoas buscam cada vez mais por soluções rápidas na hora de preparar a própria refeição. Sabendo disso, pode ser interessante incluir opções que ofereçam esse tipo de solução para os clientes.
Nesse contexto, uma das ideias inovadoras para padarias é oferecer refeições pré-prontas, frios selecionados, e até mesmo aperitivos para um happy hour. Contar com esse tipo de diferencial em destaque é um atrativo e tanto para atrair a atenção dos consumidores.
4. Organize bem a sua vitrine
A vitrine é a porta de entrada da sua loja para que as pessoas entrem e conheçam melhor os seus produtos. Assim, organizá-la adequadamente é imprescindível para atrair a atenção dos consumidores em potencial.
A ideia, portanto, é transformar em um atrativo, uma vez que os itens nela exibidos podem levar as pessoas que passarem em frente a loja para conhecer o estabelecimento por dentro e, assim, consumidor diversos produtos, desde bolos, pães, biscoitos, salgados e doces lucrativos.
Portanto, organizar de forma inovadora a sua vitrine, atentando-se para as novidades do setor de confeitarias é também um olhar indispensável para promover o crescimento saudável da sua padaria, atraindo novos consumidores ávidos por esse tipo de produto.
5. Dê um upgrade em sua padaria
Após estabelecer uma série de novidades, investir em novos produtos com receitas caseiras e conquistar a atenção do seu público-alvo, o próximo passo deve ser disponibilizar um ambiente agradável, para que os clientes possam aproveitar tudo isso e ter uma boa experiência de compra.
Portanto, criar um design diferenciado, com um bom projeto de iluminação, exposição de itens apetitosos pode contribuir para chamar ainda mais a atenção da sua padaria para o público, afinal, devemos nos lembrar que a primeira impressão é a que fica. E por falar em impressão, não se esqueça de fazer o mesmo com a divulgação cuidando da imagem nas mídias sociais e no ambiente digital.
Ademais, um espaço aconchegante pode até mesmo contribuir para aumentar o ticket médio, fazendo com que as pessoas consumam mais produtos passando mais tempo dentro da sua loja.
6. Ofereça produtos mais saudáveis
Novos produtos são o que buscam cada vez mais os consumidores. Além disso, o cuidado com a saúde e o bem-estar se tornou uma preocupação bastante evidente, especialmente nos últimos anos.
Com isso, apostar na venda de itens mais saudáveis, como opções de itens panificados sem açúcar ou com diferentes tipos de trigo, é uma alternativa que pode lhe trazer um público mais amplo, em especial, aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar ou são adeptos de uma alimentação mais equilibrada.
Outra ideia interessante é oferecer também produtos sem lactose, com baixos índices de açúcares e gorduras saturadas, uma vez que favorece aqueles que fazem o uso de dietas especiais, como pacientes diabéticos ou pessoas com sobrepeso.
7. Aposte em produtos de boa qualidade
Melhorar receitas, elaborar uma vitrine apropriada ao seu modelo de negócios e até mesmo apostar em uma nova linha de produtos. Embora tais dicas deem uma ideia de muito trabalho a ser feito, com o tempo e conduzindo tudo no ritmo da sua padaria, eventualmente será possível colher bons resultados dessa transformação.
Entretanto, é importante destacar a necessidade de investir sempre em uma boa qualidade dos produtos e serviços. A diversificação, como já vimos, é uma parte essencial, porém, não é a única. A qualidade, inclusive, deve estar sobre os demais fatores. Conquistar um novo cliente requer esforço e o sabor é a principal arma para conseguir se destacar.
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