Skip links

Fachada de padaria: 5 dicas para deixá-la mais moderna e atrativa

Não é novidade para ninguém que estamos atravessando uma das maiores revoluções digitais de todos os tempos. Com a popularização da internet e o boom das redes sociais, não só alteramos nosso comportamento em sociedade, como também as preferências de compras dos consumidores também passaram por uma importante transformação.

Apesar disso, o estabelecimento físico ainda possui um papel extremamente relevante para as marcas, sobretudo quando se trata do mercado de panificação. Sendo assim, a fachada de padaria é um aspecto que merece total atenção, afinal, ela nada mais é do que o primeiro ponto de contato com o consumidor.

Assim, para destacar o seu negócio da concorrência é fundamental pensar em um projeto de fachada interessante do ponto de vista estético e estratégico. Para ajudá-lo nesta missão, explicaremos, neste post, 7 dicas incríveis sobre como tornar a fachada da sua loja mais atrativa. Boa leitura!

1. Analise as fachadas da concorrência

Antes de desenvolver o seu próprio projeto, é vital fazer um benchmarking, isto é, analisar a concorrência, a fim de obter informações relevantes sobre o que e como o seu cliente está desenvolvendo suas fachadas de padaria. Lembrando que aqui o objetivo não é copiar a concorrência, mas sim buscar ideias que podem ser aprimoradas em seu estabelecimento.

Portanto, fique atento aos materiais utilizados, texturas e cores — além do layout das placas utilizadas pela concorrência em suas respectivas fachadas. Sempre que houver essa possibilidade, converse com os empresários, a fim de discutir sobre a definição da identidade visual da loja. 

Não é necessário sair de loja em loja, você pode fazer isso apenas analisando as imagens disponíveis no Google Maps pesquisando pelo estabelecimento. Tente pesquisar por “padarias perto de mim” e comece seus estudos. Será que sua fachada está melhor ou pior do que a dos concorrentes?  

2. Atente-se para as normas vigentes

Antes de colocar qualquer placa do seu comércio na parte exterior da loja, fique atento às regras que discorrem sobre propagandas em ruas e avenidas da sua cidade. Existem diversas normas legais que restringem o uso desse tipo de dispositivo visual: as chamadas “Lei Cidade Limpa”.

De modo geral, a implementação de legislações que discorrem sobre o assunto tem como finalidade oferecer um equilíbrio maior em relação a poluição visual, degradação do meio ambiente, preservação de características históricas e/ou culturais da cidade, sem mencionar a sinalização das ruas da cidade para garantir uma boa fluidez e segurança no trânsito.

Justamente por isso, a Lei Cidade Limpa estabelece diversas regras sobre a publicidade em ruas dos municípios brasileiros, o que inclui a fachada de lojas, faixas e banners comerciais. Assim, é muito importante verificar as exigências previstas em sua cidade, a fim de evitar punições e demais sanções importantes.

3. Seja coerente ao planejar sua fachada de padaria

Muitos donos de padaria acabam cometendo erros básicos na hora de decorar o seu estabelecimento. Dentre outros problemas, destaca-se a aposta em tendências decorativas que não condizem com a identidade visual da marca. Porém, é essencial que a fachada esteja de acordo com o padrão de identidade da sua loja, uma vez que esse cuidado é primordial para que haja uma identificação entre o público e sua empresa.

Assim, ao trazer novas cores para sua fachada, garanta que elas conversem com o logotipo da marca. Isso gera mais identificação do público, além de trazer também maior conexão com a marca. Ademais, aproveite também as características do próprio imóvel para construir uma fachada incrível.

4. Seja mais criativo

A criatividade é uma habilidade vital para a decoração da fachada de lojas. Afinal, para conseguir elementos que diferenciam seu negócio dos demais estabelecimentos da região, é vital apostar totalmente em criativos que também chamam a atenção dos consumidores para sua loja. Nesse sentido, procure pensar diferente, busque inspiração em novas referências e, sobretudo, faça muitos testes no papel antes de colocar sua ideia em prática.

5. Menos é mais

Para se aproximar do seu público de maneira adequada, é fundamental criar um visual bem estruturado e atraente. Portanto, deve-se evitar ao máximo a utilização de elementos desregrados, uma vez que estes podem contribuir para uma maior poluição visual. É necessário ter em mente, portanto, que ao entrarem em contato com sua marca à primeira vista, as pessoas devem ter claro a ideia que ela representa, isto é, o que vende e se adequa-se às suas necessidades naquele momento.

Tal resultado apenas pode ser atingido quando as informações visuais estão devidamente organizadas — e é por isso que, neste caso, menos é mais. Um visual minimalista pode ser muito mais interessante, especialmente porque caracteriza melhor as informações, e transmite uma mensagem clara ao consumidor. Portanto, na hora de definir o melhor projeto, considere ter bom senso para não cometer falhas graves.

Prova da importância de tais considerações é o tipo de manutenção que as fachadas de padaria podem exigir. Basta lembrar que os elementos decorativos situados na parte externa das lojas são, em geral, os que mais sofrem com as intempéries climáticas. Logo, tendem a perder a cor e manchar mais rapidamente. Sendo assim, fazer manutenções regulares é essencial para aumentar sua vida útil e, é claro, conservar a qualidade da fachada. Afinal, estamos falando de um estabelecimento de alimentação onde a percepção de uma boa limpeza e manutenção deve estar impecável. 

Depois de deixar sua fachada bonita e atrativa, não esqueça de divulgar nas redes sociais para que as pessoas fiquem sabendo o quanto sua loja é encantadora e tenham a vontade de ir conhecer pessoalmente. 

Vimos neste conteúdo a importância de uma boa fachada para os seus negócios. Conferimos também, em detalhes, as principais dicas para ter uma fachada de padaria mais atraente, ou seja, que desperte a atenção do consumidor e destaca o seu estabelecimento dos demais concorrentes. Consequentemente, tais estratégias podem contribuir diretamente para uma melhor faixa de lucro.

Pronto. Agora você já sabe como desenvolver uma fachada de loja atrativa. Quer continuar recebendo dicas como essa? Então, acompanhe-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Comentários
Compartilhe