Skip links

Como é feita a farinha de trigo: entenda o processo e seus diferentes tipos

Nesse texto vamos falar sobre como é feita a farinha de trigo e quais são suas aplicabilidades. Esta é uma das componentes mais comuns das cozinhas brasileiras, portanto, é muito importante saber mais sobre os processos pelos quais ela passa antes de se tornar este ingrediente tão conhecido. Continue a leitura e saiba mais!

Tipos de farinha de trigo

A primeira coisa a se saber é que não há apenas um tipo de farinha de trigo e sim três. Saiba quais são eles.

Farinha de trigo Tipo 1

Se a farinha integral é feita por meio da moagem do grão inteiro, a farinha de trigo tipo 1  é feita com a moagem de parte do miolo do grão, além de um pouco de farelo da casca. É uma das farinhas mais comuns e é usada para fazer bolos, pães e massas diversas.

Farinha de trigo Tipo 2

A farinha de trigo tipo 2, por sua vez, é feita por meio da parte externa do grão, ou seja, é utilizada na fabricação de biscoitos mais escuros, ou em outros tipos de alimentos de coloração mais escura.

Farinha de trigo integral

A farinha de trigo integral é muito conhecida de pessoas que fazem dietas, sejam elas para emagrecer ou mesmo por outras razões ligadas ao bem-estar e saúde. O primeiro ponto é que esta farinha absorve muita água e ajuda a controlar o intestino.

É ótima para quem tem o colo irritado. Para fazer esta farinha é moído o grão completamente. Por ser rica em fibras, esta farinha é muito utilizada por quem tem problemas de intestino.

Entendendo o processo: como é feita a farinha de trigo

A primeira coisa a se pensar sobre a farinha de trigo é que, ainda que seja um alimento muito comum e que esteja presente em quase todos os lares brasileiros, existem diversos tipos de procedimentos que variam de moinho para moinho.

Uma vez que não há uma obrigatoriedade por um processo comum a todos os moinhos, a maioria deles segue a mesma ordem sem alteração, confira!

1. Limpeza do trigo

Esse primeiro processo de limpeza do trigo geralmente ocorre logo após a colheita. Assim, esta etapa costuma ser feita pelas máquinas que tem se tornado cada vez mais eficientes. É feita, portanto, uma separação do trigo da palha, dos grãos defeituosos e murchos, assim como de outras impurezas.

2. Umidificação dos grãos

Para que fique bem mais fácil retirar a casca do trigo é feita a umidificação, que consiste no umedecimento dos grãos para que depois seja feita a retirada sem problemas. Pode demorar entre 12 e 24 horas.

3. Polimento do grão

Após o amolecimento da casca é hora de dar um polimento nos grãos. Esse processo é feito por meio de um aparelho de sucção de ar, de forma que todos os pós e impurezas restantes sejam eliminados.

4. Trituração do grão

Após a limpeza é feito um processo que vai separar a endosperma, ou seja, a parte branca do trigo, da casca. Assim, é a máquina com cilindros que vai fazer essa trituração dos grãos deixando-os prontos para a próxima etapa.

5. Peneiramento

Este é um processo auto explicativo, ou seja, é hora de peneirar o trigo continuando a separação do endosperma da casca.

6. Separação da farinha e do farelo

Por fim, há a separação da farinha e do farelo sobre o qual vamos falar mais ainda nesse texto.

Diferenciando os produtos do trigo

O trigo proporciona produtos diversificados que servem para criar coisas diferentes. Vamos falar agora sobre esses produtos. Confira!

Farinha de trigo

Como já mencionamos anteriormente, a farinha de trigo é um dos produtos que são fabricados por meio da moagem do trigo. O processo que vai transformar o trigo em farinha é diversificado, afinal, cada moinho tem seus procedimentos.

Farelo de trigo

O farelo de trigo é um subproduto, ou seja, ele acaba “sobrando” ao final da moagem do trigo. É muito utilizado no tratamento de alguns problemas de saúde como prisão de ventre, além de Síndrome do Intestino Irritável. Além disso, pode ajudar no controle do colesterol, na prevenção de hemorróidas, entre outros.

Gérmen de trigo

O gérmen de trigo também é aproveitado. É o embrião da planta e é utilizado no preparo de rações para animais, e também pode ser parte da dieta humana. É uma grande fonte de fibras e pode ser incorporado na dieta de forma a tratar problemas como prisão do ventre. Também tem componentes ricos em fósforo, que ajudam a cuidar dos dentes, da pele e dos ossos.

Tipos de trigo

Agora que você já sabe dos derivados do trigo é hora de saber quais são os tipos de trigo e também como é feita a diferenciação, tudo isso baseado no seu uso. Confira!

Trigo mole

Esse tipo de trigo é muito utilizado na fabricação de bolos e biscoitos, além de ser a base do pão francês. Este tipo de trigo tem esse nome pelo amido ter se quebrado durante a moagem.

Trigo duro

Nesse caso, os grãos de amido não são quebrados na moagem e este trigo possui um nível bem alto de proteína. Também é utilizado na fabricação de pães.

Trigo durum

Por fim, o trigo durum é muito utilizado como base para massa de macarrão. Possui núcleos em coloração mais escura, são base para pães e massas, além de serem ricos em glúten.

Benefícios do trigo

O trigo é um ingrediente com diversos benefícios que podem impactar positivamente na dieta. A primeira vantagem é que este é um alimento rico em carboidratos, fibras e proteínas, além de ser também rico em carboidratos e minerais.

Desta forma, ingerir o trigo por meio de pães, bolos, massas em geral pode trazer um equilíbrio ao corpo, como é o caso da flora intestinal que se beneficia com a ingestão de fibras e proteínas.

Agora que você já sabe tudo sobre como é feita a farinha de trigo é hora de conhecer um método para precificar seus produtos da melhor forma possível. Confira nossa planilha de precificação e nunca fique no vermelho.

Comentários
Compartilhe