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Como criar um logo de padaria? Confira 5 dicas infalíveis!

A identidade visual de uma empresa é um dos elementos de comunicação mais importantes, independentemente do tipo de negócio. Afinal, é por meio dela que a marca será reconhecida no mercado e até mesmo terá a atenção do seu público. Sendo assim, o logo de padaria deve, essencialmente, estar alinhado com os objetivos do negócio, além de ser coerente com o seu segmento.

No entanto, transmitir a mensagem desejada por meio da identidade visual — e sintetizada pela logomarca — está longe de ser uma tarefa fácil. Se você tem pouca experiência no assunto, veio ao lugar certo. Neste post vamos explicar, detalhadamente, 7 passos fundamentais para criar o logo perfeito para sua padaria. Confira!

1. Aposte na simplicidade

Um desenho simples pode trazer uma melhor adaptabilidade à sua logo, tornando-o marcante na memória das pessoas e, ao mesmo tempo, duradouro. Porém, para atingir esse objetivo é necessário pensar na mensagem que deverá ser transmitida ao seu público, por exemplo.

Ainda que você deseje enviar diversas mensagens para exprimir o que deseja em seu negócio, vale a pena centralizar os seus esforços sintetizando todas essas informações. Para tanto, procure listar os princípios mais importantes para sua marca e, em seguida, construa uma identidade visual pautada nisso.

2. Pense nas cores ao criar sua logo

Cores são elementos fundamentais para estimular os consumidores a considerarem determinada marca na hora de fazer algum tipo de negócio. Além do seu potencial de influenciar a tomada de decisões, elas também exercem uma influência sobre o humor das pessoas.

A paleta de cores perfeita, por sua vez, deve determinar as cores que serão utilizadas em todas as mídias digitais e demais elementos de comunicação da marca, como e-mails, posts para mídias sociais, papelaria, entre outros canais que eventualmente possam promover a interação do consumidor com a marca.

Importante mencionar que não existe uma cor que combina mais com determinada marca. Porém, é necessário ter em mente que cada cor transmite uma “sensação” diferente no consumidor. Por isso, deve-se experimentar diferentes combinações, de modo a definir aquela que apresenta melhor desempenho em relação a identidade do logo.

3. Conheça a sua persona

O logo, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, deve estar alinhado com características específicas da persona. Afinal, públicos distintos demandam logos diferentes. Sendo assim, é importante analisar, detalhadamente, quem é o seu público-alvo, quais são suas preferências e interesses, a fim de determinar aquele que gera maior identificação.

Essa pesquisa pode ser conduzida através de conversas com pessoas próximas a sua padaria e que se encaixam no perfil do cliente ideal.  Além disso, as redes sociais dispõem de ferramentas muito interessantes, já que os formulários promovem uma interação maior e, consequentemente, abrem a oportunidade de as pessoas opinarem sobre aspectos importantes.

4. Acompanhe a concorrência

Atividades que envolvem muita criatividade estão quase sempre acompanhadas de bloqueios criativos. Assim, para dar o primeiro e mais difícil passo, analisar o trabalho do concorrente pode fornecer insights muito interessantes para apoiar sua tomada de decisão.

Portanto, é fundamental pesquisar, não para copiar a ideia do concorrente, mas para conseguir boas referências do que é essencial em um logo de padaria. Nesse sentido, escolha aqueles logos que você mais se identifica.

Em seguida, considere também o logotipo de outras padarias para serem utilizadas como referência. Dessa forma, ficará mais fácil obter inspiração quanto às cores ideais, elementos que devem ser empregados, layouts e muitos outros aspectos.

5. Faça um esboço

Pesquisa concluída, é hora de começar a colocar suas ideias no papel. Em muitos casos, embora essa pareça uma atividade maçante, passar para o logo a mensagem que deseja transmitir aos consumidores pode até mesmo ser muito divertido, já que você estará criando conceitos e elaborando ideias para sua própria marca.

Então, que tal experimentar algumas estratégias para simplificar este processo? A primeira delas é fazer um esboço manualmente, rascunhando o desenho do logo à mão. Outra opção, para quem não tem qualquer habilidade com desenhos, é contratar o serviço de um designer, profissional responsável por elaborar todos os detalhes da sua identidade visual.

6. Peça feedback

A criatividade envolve um processo bastante subjetivo e nem sempre o resultado perfeito virá logo na primeira tentativa. Justamente por isso, é possível desprender-se de alguns detalhes na hora de criar seu próprio logo. Com isso, estamos dizendo que a criação de uma identidade visual envolve muitas ações de tentativas, erros e acertos.

Nesse momento, contar com o apoio de outras pessoas pode ser uma solução bastante viável, especialmente se você não consegue mais diferenciar um projeto entre bom e ruim. Esse feedback, porém, deve vir de pessoas que compartilham de características vitais para o seu público-alvo, uma vez que estes são os mais interessados, pois serão diretamente impactados por sua marca.

7. Otimize e refine sua escolha

Antes de mais nada, é necessário levar em consideração que a criação de um logo envolve, do início ao fim, ajustes milimétricos. O problema é que, quando não levados a sério, esses detalhes podem fazer a diferença, até mesmo alterando a percepção final do logo.

Com o feedback, porém, fica mais fácil ter percepções mais meticulosas sobre o projeto, o que, por sua vez, trará novas oportunidades de otimizar e refinar sua escolha, construindo assim uma identidade visual que ressalta características importantes que não haviam sido observadas anteriormente.

Criar um logo de padaria é, portanto, um trabalho muito importante, mas extremamente metódico. Afinal, como vimos, há inúmeros fatores que devem ser considerados. Assim, seguir as nossas dicas até aqui poderá tornar sua missão de encontrar o logo perfeito para o seu negócio, muito mais fácil e prática — além de econômica, caso não disponha de capital para investir na contratação de um profissional para executar este trabalho.

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