Um dos desafios mais importantes para todo empreendedor do ramo de padarias não se resume apenas a vender mais itens panificados. Além disso, faz parte de uma preocupação constante nesse tipo de negócio entender como atrair clientes.
Afinal, como atrair clientes? Que estratégias colocar em prática para atingir novos públicos? Veja, neste conteúdo, dicas práticas e eficientes para atingir esse objetivo em seu negócio. Boa leitura!
1. Conheça seu potencial cliente
O primeiro passo para atrair novos clientes para sua padaria passa diretamente por conhecer bem as características do consumidor. Nos dias atuais, o avanço da tecnologia e o surgimento de novas plataformas de compras influenciou de modo bastante significativo o comportamento dos consumidores.
Sendo assim, é fundamental conversar com os clientes em potencial do seu negócio, a fim de identificar suas necessidades e, consequentemente, entregar diretamente o que o seu público espera e deseja. Uma boa maneira de colocar isso em prática é através de pesquisas de satisfação, uma vez que elas permitem visualizar melhor a experiência de compra em seu estabelecimento.
De modo geral, a partir desse tipo de investida, pode-se identificar pendências e propor medidas necessárias para resolução desses problemas. Assim, quem já é seu cliente passará a ir mais vezes ao local, bem como indicar a sua loja para outras pessoas. Logo, esse tipo de estratégia simples ainda é muito eficiente, quando aplicada corretamente. Não precisa ser algo complexo, muitas vezes uma pergunta no meio da conversa e do atendimento já é um bom termômetro.
2. Ofereça um excelente atendimento
Além de produtos de alta qualidade, é necessário investir também em um atendimento de excelência. Esse, inclusive, pode ser um diferencial para destacar o seu negócio e, assim, conseguir mais clientes para sua padaria.
Isso se dá pelo fato de ser mais fácil que todas as marcas de panificação ofereçam um preço acessível, qualidade nos produtos, etc. Porém, quando o assunto é proporcionar uma experiência única ao consumidor, torna-se muito mais desafiador.
Nesse contexto, é vital considerar cada ponto de contato com o consumidor, investir bastante tempo e dedicação nas abordagens de forma presencial ou online, por meio do site da sua loja ou nas redes sociais da padaria, por exemplo.
Outro cuidado interessante é treinar sua equipe, a fim de promover uma cultura de atendimento em excelência aos consumidores, sanando eventuais dúvidas, e resolvendo questões com maior disposição e empenho.
3. Faça a divulgação da sua padaria
Para ganhar visibilidade e, assim, conquistar mais clientes, é fundamental divulgar o seu negócio corretamente. Para tanto, invista em boas estratégias de comunicação em sua padaria, sejam elas baseadas nas mídias mais tradicionais, como rádios e panfletagem ou até mesmo aquelas baseadas em mídias digitais, como sites e redes sociais.
Nesse contexto, é importante:
- destacar a qualidade dos seus produtos;
- enfatizar a boa procedência dos insumos, como farinhas de alta qualidade;
- apostar em boas imagens de produtos comercializados em sua padaria;
- fazer tráfego pago para o seu negócio;
- gerar maior engajamento e interações nas redes sociais com consumidores em potencial;
- Prezar pela qualidade visual das imagens e peças de comunicação.
A propósito você pode até aproveitar materiais grátis disponíveis na internet para divulgação do seu estabelecimento, desde que sejam de alta qualidade e bonitos, como este por exemplo, este kit de marketing para padarias.
4. Fique atento às tendências e inove
Outra estratégia eficiente sobre como atrair clientes para sua padaria é oferecendo novos produtos e, é claro, inovando sempre. É importante levar em consideração que, em muitos casos, tudo o que o cliente quer é uma novidade na hora de escolher um produto de panificação. Assim, o que acha de testar novas receitas ou dar um “up” em determinado produto?
Muitas vezes, tornar algo existente mais saboroso é uma excelente forma de atrair clientes para sua padaria. Além disso, você também pode testar a fabricação de produtos mais versáteis com a sobra de insumos, como pães, que eventualmente podem ser transformados em torradas, pudins, etc.
5. Abra uma sessão de degustação
Não tão raro, muitos consumidores acabam deixando de levar pra casa diversos produtos do ramo de panificação porque não gostam da apresentação do mesmo nos expositores e vitrines. Para evitar isso, e atrair novos clientes, você pode experimentar facilitar a degustação de alguns itens.
Assim, uma boa dica para alavancar as vendas é escolher produtos diferentes, ou seja, que não tenham em outros lugares. Apenas tenha cuidado na hora de selecionar os itens para degustação, a fim de separar aqueles que estão expostos em porções pequenas, de modo a facilitar a degustação pelo cliente. Certamente isso fará com que os consumidores fiquem encantados com a sua marca.
6. Atenda a eventos especiais
O mercado de eventos é uma excelente porta de entrada para atrair muito mais novos clientes em sua padaria. Assim, oferecer itens para reuniões, congressos, igrejas e demais celebrações é um nicho com grande potencial para o crescimento da sua padaria.
Assim, desenvolva estratégias para também fornecer salgados e doces aos convidados desse tipo de evento. Além disso, para potencializar suas vendas, experimente também criar pacotes com preços especiais para organizadores de festas.
7. Elabore promoções atrativas
Por fim, as promoções são excelentes oportunidades para atrair novos consumidores e fazer as vendas da sua padaria decolarem. Para tanto, você deve conferir o perfil do cliente ideal para o seu negócio e, consequentemente, verificar as suas necessidades e carências.
A partir dessas informações, será muito mais fácil atender as expectativas dos consumidores. Quer um exemplo de ação promocional? Criar cupons para a participação de sorteios a cada determinado valor gasto em compra pode atrair muitos novos compradores à sua loja.
Neste post você conferiu 7 dicas sobre como atrair clientes para a padaria. Ao reunir todas essas e outras estratégias, o seu negócio poderá ter uma melhor condução rumo ao seu objetivo — que é gerar cada vez mais vendas.
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